Índice
Como funciona a inspeção da vigilância sanitária para consultórios odontológicos?
Estar preparado no momento da visita da vigilância sanitária é fundamental para o seu consultório odontológico
Ser dono de um consultório odontológico é ter em mente o tempo todo que diversas normas e exigências precisam ser cumpridas, principalmente as exigidas pela vigilância sanitária.
O que é normal, visto que quando se trata do meio da saúde, diversas obrigações devem ser cumpridas sem exceção, garantindo a segurança de profissionais da área da saúde e também seus pacientes.
Até porque todos querem se consultar em um local seguro, que segue todas as normas e com profissionais que respeitam as exigências feitas, dessa forma, ambas as partes saem se beneficiando, não é?
Entretanto, mesmo que seja um assunto sério e preocupante, não deve ser considerado um verdadeiro bicho de 7 cabeças para o seu consultório odontológico, até porque a vigilância sanitária quer apenas comprovar que o seu ambiente de trabalho é o melhor possível para atender aos pacientes.
Então, para que você e sua equipe estejam preparados para o momento da inspeção da vigilância sanitária, separamos algumas dicas e obrigações que você precisa garantir para o dia da inspeção.
O que é vigilância sanitária?
A vigilância sanitária é o conjunto de ações que conseguem eliminar ou pelo menos diminuir os riscos a saúde e também intervir problemas sanitários que possam ocorrer no ambiente.
Isso significa que a vigilância sanitária nada mais é do que uma forma de manter todos os envolvidos de um meio seguros, para que a saúde de ninguém seja afetada não importando qual seja o ramo de atuação da empresa ou organização, ela não pode ferir a saúde ou colocá-la em risco.
Ela também realiza o controle de bens de consumo que possam interferir na saúde de forma direta ou até mesmo indireta.
Então, a inspeção da vigilância sanitária quando ocorre no seu consultório odontológico é para garantir que procedimentos, medicamentos e profissionais estão dentro da norma pré-estabelecida e que a saúde de nenhum dos envolvidos possa ser comprometida por conta da atividade realizada.
Como preparar o seu consultório odontológico para receber a inspeção da vigilância sanitária?
Você não precisa mais se preocupar com a inspeção, principalmente ao ter em mente que os agentes da vigilância sanitária em momento algum tem como foco fechar o seu consultório, mas sim, fazer com que ele seja o mais seguro possível para você e seus pacientes.
Então antes da inspeção começar é necessário saber quais são as exigências de higiene, limpeza e segurança que a ANVISA pré determinou para consultórios odontológicos, se você já segue muito bem essas normas, com um plano de ação para cada uma delas, é fácil lidar com a inspeção como se fosse apenas mais um acontecimento rotineiro.
Como a Contábil Leonardis pode ajudar o seu consultório odontológico?
Para que você tenha tempo para cuidar do seu consultório como ele merece e não arriscar sofrer algum tipo de penalidade ou impedimento da vigilância sanitária, você pode contar com o apoio da equipe da Contábil Leonardis!
Especialistas em contabilidade para profissionais da área da saúde, você terá o apoio contábil para ter tempo livre e cuidar do seu consultório sem se preocupar com a contabilidade e processos burocráticos.
Clique aqui e confira como os especialistas da Contábil Leonardis podem ajudar sua empresa!