Índice
Entenda a importância da holding patrimonial
A holding patrimonial pode proteger o seu patrimônio. Entenda como isso é possível!
Quem constrói um patrimônio quer mais é protegê-lo do excesso de tributos e de confusões de partilhas no futuro. Uma ótima maneira de fazer isso é criando uma holding patrimonial.
Mas o que é holding patrimonial? Como o nome aponta, holding é um termo em inglês, derivado do verbo “to hold”, que significa segurar, manter, possuir.
Observando essa tradução, é possível dizer que holding patrimonial é uma sociedade empresarial que tem poder sobre alguma coisa. Nesse caso, sobre bens imóveis e patrimônios de pessoas físicas.
A holding patrimonial é aberta exclusivamente para administrar o patrimônio dos seus sócios. No entanto, não está habilitada para fazer transações comerciais. Pode, apenas, administrar os bens que estão sob seu controle.
A fim de que a holding ocorra na prática e os bens dos sócios sejam administrados, é preciso haver a integralização de capital social, que nada mais é do que a concessão de algo para a formação de uma empresa.
Neste caso, os imóveis mudam de dono: passam de uma pessoa física para uma pessoa jurídica, que é justamente a holding formada pelos sócios.
Continue a leitura para saber mais!
Leia também:
- Principais documentos de uma empresa: Quais são?
- Como começar um negócio do zero? Conheça o passo a passo;
- Contabilidade para Prestação de Serviços, Terceiro Setor e de Holdings.
Vantagens da criação de uma holding patrimonial
É importante reforçar que há dois objetivos principais para se criar uma holding patrimonial: simplificar o gerenciamento dos imóveis e reduzir a tributação sobre eles. Estas duas finalidades geram algumas vantagens, como vamos detalhar a seguir:
Planejamento mais adequado da sucessão
A segurança está entre os principais benefícios no que diz respeito aos imóveis administrados por uma holding patrimonial. Tudo porque é possível planejar com antecedência como será a divisão dos bens no caso do falecimento do sócio majoritário da holding.
Isso também vale para as situações de doação de cotas. Nesta situação, há vantagem tributária também, pois há a possibilidade de fazer o pagamento do Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCMD) quando se planeja todo o processo de sucessão.
Esse movimento prévio vai poupar uma série de contrariedades na hora da transferência de bens e de cotas.
Redução da tributação
Quem cria uma holding patrimonial busca pagar menos impostos sobre seu patrimônio. Esta é uma vantagem importante, já que sobre a administração jurídica de imóveis recai uma carga menor de tributos, na comparação a de pessoas físicas.
Para se ter uma ideia, o percentual de imposto sobre o aluguel recebido por uma pessoa física pode chegar a 27,5% sobre o valor total desse pagamento. Se houver a holding oficializada, a pessoa jurídica irá pagar alíquotas bem menores: entre 11% a 14%.
Segurança da informação
A segurança da informação está garantida na medida em que a holding protege legalmente os bens dos sócios, quando na declaração de Imposto de Renda aparecem como quantidade e valor de cotas e ações.
Não há qualquer descrição, o que evita que essas informações fiquem expostas quando houver necessidade de se apresentar a declaração para concretizar algum tipo de negócio com outras instituições.
Conheça a Contábil Leonardis e todos os serviços que temos a oferecer a você e sua empresa
Nós, da Contábil Leonardis, somos uma contabilidade especializada em holdings. Conosco, você terá o suporte completo nas áreas contábil, fiscal, de abertura de empresa, planejamento tributário, gestão financeira e muito mais.
Logo, se você deseja abrir e administrar uma holding patrimonial de forma efetiva, entre em contato conosco hoje mesmo.
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM OS NOSSOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS!