Índice
Você é médico e quer saber qual o enquadramento para pagar menos tributos?
Veja tudo o que você precisa saber sobre esse assunto
A escolha do sistema de tributação mais adequado é um dos passos mais importantes na hora de abrir, ou até mesmo formalizar o seu negócio. Afinal, reflete no pagamento de impostos pelas atividades exercidas.
Por não ter uma assessoria contábil que seja especializada, vários médicos pagam mais tributos do que é preciso e, devido a isso, acabam por tomar prejuízo.
A tributação para os médicos exige conhecimento e traz opções que são interessantes para aqueles que querem pagar menos.
No artigo de hoje, vamos mostrar alguns detalhes do regime tributário para médicos.
Tributação para médico Pessoa Física
O médico é um profissional liberal, e uma das opções que tem é atuar como uma pessoa física, ou seja, atendendo com seu CPF.
Porém, precisamos falar que nessa categoria, a depender da receita, a tributação é das mais altas que estão disponíveis, tendo em mente que ela está baseada no IRPF- Imposto de Renda Pessoa Física.
Os tributos para médicos que são pessoa física chegam a 27,50%, somente a título de Imposto de Renda, não considerando o pagamento mensal com alíquota de 20% para o INSS e o ISS, cujo qual a alíquota pode chegar a 5%.
Tributação para médicos no Simples Nacional
Em razão da elevada carga de tributos que incidem sobre o médico que é pessoa física, vários profissionais escolhem pela abertura do CNPJ.
Tendo um CNPJ a tributação para quem é médico deve ser feita tendo como base o Simples Nacional ou Lucro Presumido, escolhendo por seguir a recomendação da contabilidade.
Para quem escolhe o Simples Nacional, os tributos podem ser muito menores que o praticado perante médicos que trabalham como pessoa física.
Tributação para médicos no lucro presumido
Como uma forma de alternativa ao Simples Nacional, os médicos conseguem escolher o Lucro Presumido, regime de tributos, cujo valor das alíquotas perante atividades médicas fica entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento anual.
A tributação para médicos no Lucro Presumido é o seguinte:
- Impostos Federais: 11,33%
- ISS (Imposto Municipal): 2% a 5%
Para aquele médico que seja interessante abrir um CNPJ, o Lucro Presumido pode ser até mais benéfico que o Simples Nacional.
O que fazer para escolher o melhor regime de tributação para médicos?
Para que se torne possível optar pelo melhor regime tributário para médicos e ter uma bela economia de tributos, os médicos devem procurar a ajuda de uma empresa de contabilidade que seja especializada em saúde.
Conte com quem entende de Contabilidade neste segmento. Conte com a Contábil Leonardis
Quando se quer pagar menos impostos para o governo e estar no enquadramento correto para sua empresa, a coisa mais inteligente que alguém pode fazer é contar com a ajuda de uma empresa especialista em contabilidade médica. Então, facilite a sua vida enquanto profissional e entre em contato conosco agora.
Quero falar com a Contábil Leonardis