Índice
Declaração do IR para médicos: 4 erros que você não pode cometer para não cair na malha fina
Entenda o que deve ser evitado para não cair na malha fina com a declaração do IR
O prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda já foi estabelecido, entretanto, ao elaborá-la, é preciso se atentar para não cometer erros e cair na malha fina.
Mas calma, isso pode ser evitado!
É necessário entender o que pode causar as inconsistências e estabelecer cuidados no momento de realizar a declaração.
Trouxemos, nesse artigo, os 4 erros mais comuns que podem fazer com que você caia na malha fina. Confira!
Mas o que quer dizer cair na malha fina?
“Cair na malha fina” é a expressão utilizada para descrever a situação em que uma declaração de Imposto de Renda apresentada pelo contribuinte é selecionada para uma análise mais detalhada pela Receita Federal.
Isso ocorre devido à identificação de possíveis inconsistências, divergências ou omissões de informações.
Quando a declaração do contribuinte é submetida a um cruzamento de dados pelo Fisco, sendo encontradas irregularidades ou divergências que precisam ser esclarecidas, a declaração é retida para análise mais detalhada.
Caso a declaração do IR (Imposto de Renda) caia na malha fina, o contribuinte deve corrigir as informações e enviar uma nova declaração ou aguardar a notificação das autoridades fiscalizadoras para prestar esclarecimentos e apresentar a documentação comprovadora.
Assim, se constatar irregularidades ou fraudes, o contribuinte pode ser penalizado com multas e/ou responder a processo judicial.
Saiba mais sobre a declaração do IR e como evitar cair na malha fina:
Os 4 erros mais comuns que podem causar a malha fina
Existem diversos erros ou instabilidades que podem levar uma declaração do IR a cair na malha fina da Receita Federal, porém alguns dos mais comuns são:
- Omitir rendimentos: se o contribuinte não declarar todas as suas fontes de renda, como, por exemplo, trabalhos temporários, aluguéis, investimentos, entre outros, pode causar inconsistências na declaração;
- Dedução indevida: quando o colaborador tenta deduzir despesas que não são permitidas pela legislação, como gastos pessoais, contas de telefone celular, alimentação, etc.;
- Diferenças entre dados informados pelo contribuinte: quando a Receita Federal confirma que as informações fornecidas pelo contribuinte diferem das informações fornecidas por outras fontes, como empresas e bancos;
- Informações erradas: ocorre ao preencher a declaração com informações erradas de números de CPF ou CNPJ, ou informações incompletas e equivocadas.
Esses são alguns dos erros mais comuns que podem levar alguém a cair na malha fina, contudo, é importante lembrar que cada caso é único e pode apresentar diferentes tipos de inconsistências ou irregularidades.
Sendo assim, é necessário preencher a declaração do IR com atenção, e verificar se todas as informações estão corretas antes de enviá-la à Receita Federal.
Ter ajuda de uma empresa especializada, como uma contabilidade, pode contribuir para evitar que erros aconteçam.
Conte com a Contábil Leonardis!
Nossa empresa compreende que cair na malha fina é um dos erros mais comuns no momento de realizar a declaração do IR.
Pensando nisso, contamos com serviços especializados que podem ajudar você a executar a declaração da forma correta a fim de não ocasionar erros e problemas com as autoridades fiscais.
Entre em contato conosco e faça sua declaração do Imposto de Renda corretamente!
FAÇA AGORA MESMO A DECLARAÇÃO DO IR E NÃO CAIA NA MALHA FINA!