Médico pessoa jurídica: descubra agora por que e quando seguir esse regime
Os médicos frequentemente questionam se é melhor prestar serviços de PJ. Mas quando se faz necessário ser PJ e quais as vantagens desse regime? Vamos dar uma olhada nessas questões? Leia o artigo!
É um dilema frequente na indústria da saúde a questão de trabalhar como médico pessoa jurídica ou operar em um esquema CLT.
Há inúmeras possibilidades para os profissionais da saúde trabalharem, especialmente para aqueles que formam empresas e se registram no CNPJ. Mas há um momento certo para estabelecer um CNPJ médico? E quais as vantagens?
Para saber sobre isso e muito mais, leia este artigo até o fim.
Médico, veja também os seguintes artigos que preparamos para você.
- Principais documentos de uma empresa: Quais são?
- Como começar um negócio do zero? Conheça o passo a passo.
- Certificado digital: o guia de que você precisa sobre o assunto!
O que é o médico PJ?
Um médico pessoa jurídica — ou PJ — possui um registro CNPJ ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, portanto se trata de uma empresa, que é formada por uma ou mais pessoas físicas.
Os médicos que estão registrados no CPF e exercem suas atividades em seu próprio nome não estão sujeitos a esta nomenclatura (PJ). Aqueles que atuam como empresários através de um CNPJ ativo são médicos PJ.
Por que atuar como médico pessoa jurídica?
Os profissionais da área podem colher uma série de benefícios ao abrir o CNPJ para os médicos, entre os quais podemos destacar os seguintes:
Mais oportunidades – Ter mais oportunidades de trabalho é uma das vantagens de ser um médico PJ. Isso porque mais clínicas e hospitais estão começando a empregar médicos da PJ em vez de profissionais da CLT. Esta preferência é porque contratar profissionais de PJ pode possibilitar economizar dinheiro e proporcionar outros benefícios.
Maior flexibilidade – Ao discutir as vantagens de ser uma entidade profissional, devemos lembrar que os PJs têm maior autonomia e flexibilidade na definição de seus horários e horários de trabalho. Além disso, os profissionais que atuam como PJs são prestadores de serviços e, portanto, não podem estar sujeitos à hierarquia profissional, de acordo com a lei vigente.
Diminuir os custos com tributos – Um médico PJ pode, a depender de uma série de fatores, reduzir a sua carga tributária quando comparada com as que incidem quando atua como médico pessoa física.
Qual tipo de empresa o profissional médico deve estabelecer?
Os profissionais querem abrir um CNPJ e se tornar médico pessoa jurídica devem estar atentos que os médicos não podem ser Microempreendedores Individuais (MEI). As atividades médicas não estão presentes na lista de atividades que são permitidas para MEI.
Entretanto, o médico pode criar o seu CNPJ através de um dos métodos listados abaixo:
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples.
Qual o momento do médico mudar pessoa jurídica?
O CNPJ para médicos torna-se necessário quando esta oferece diminuição no pagamento de tributos. Também é interessante quando o médico deseja investir seu tempo em seu próprio empreendimento ou, para profissionais que desejam se tornar médicos prestadores de serviço PJ e ter maior autonomia e flexibilidade em sua prática.
Agora que você já entende o momento de mudar para PJ e as vantagens qua atuação como médico pessoa jurídica oferece, está na hora de partir para a abertura legal da sua empresa. Porém, não se preocupe, que essa etapa nós fazemos por você!
Faça a abertura da sua empresa com a Contábil Leonardis
Você, médico, precisa de assistência para se tornar uma pessoa jurídica? Contate-nos para os serviços de contabilidade para médicos!
Nós, da Contábil Leonardis, somos especialistas em Contabilidade para a Área da Saúde e estamos aqui para realizar todo o processo burocrático de abertura de empresa!
FAÇA AQUI A ABERTURA DOS SEU CNPJ E COMECE JÁ A ATUAR COMO MÉDICO PESSOA JURÍDICA